Encontro de Preparação para a Vida Matrimonial

noivinhos

A preparação para o matrimônio, para a vida conjugal e familiar, é de importância relevante para o bem da Igreja. Na verdade, o sacramento do Matrimônio tem um grande valor para toda a comunidade cristã e, em primeiro lugar, para os esposos, cuja decisão é tal que não poderia ser sujeita à improvisação ou a escolhas apressadas. Em outras épocas, tal preparação podia contar com o apoio da sociedade, a qual reconhecia os valores e os benefícios do matrimônio. A Igreja, sem obstáculos ou dúvidas, tutelava a sua santidade, sabedora do fato que o sacramento do Matrimônio representava uma garantia eclesial, qual célula vital do Povo de Deus. O apoio eclesial era, pelo menos nas comunidades realmente evangelizadas, firme, unitário, compacto. Eram raras, em geral, as separações e falências dos matrimônios, e o divórcio era considerado uma “chaga” social (cf. Gaudium et Spes = GS 47). (extraído de texto do PONTIFÍCIO CONSELHO PARA A FAMÍLIA )

O Encontro de Preparação para a Vida Matrimonial tem como objetivo central sensibilizar os noivos para optarem livre e conscientemente pelo sacramento do matrimônio, baseados no amor conjugal cristão e buscando a evangelização da sua família. Para tanto, é de responsabilidade da Pastoral Familiar paroquial, mais especificamente, do setor Pré-Matrimonial, preparar e promover, com muito amor e acolhimento , o que antes se chamava “curso de noivos”, Encontro de Preparação para a Vida Matrimonial (EPVM).

Está entre as prioridades da Pastoral da Diocese de Bonfim, a implantação do EPVM nas diversas paróquias, dentro das suas realidades. Algumas paróquias já realizam este modelo proposto, como Campo Formoso e Bonfim.  A Paróquia de Senhor do Bonfim se dispõe a assegurar vagas para os casais de noivos de paróquias que ainda não têm condição de proporcionar o encontro na sua localidade, assim como, receber os agentes de pastoral que desejem adquirir experiência.

Próximo EPVM da Paróquia de Senhor do Bonfim será em 30/03/14, domingo , no Colégio Estadual. Aquelas paróquias que desejarem participar, entrem em contato com o casal coordenador do setor pré-matrimonial Cícero e Ninha (tel.: 9106-1390, 3542-1219).